Receita abre consulta ao 4º lote da Restituição do Imposto de Renda 2023; confira

Receita abriu consulta ao 4º lote no dia 24 de agosto, restituição será paga com correção de 3,14% nesta quinta-feira (31/8)

Compartilhar este artigo

ja-8370

Receita Federal liberou no dia 24 de agosto a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023. Aos contemplados, o valor com correção de 3,14% será pago nesta quinta-feira (31/8). A lista está disponível no site da Receita.

Para fazer a consulta é preciso clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. De acordo com a Receita, é possível fazer a consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Neste lote foram contemplados 6,1 milhões de contribuintes, no valor total de R$ 7,5 bilhões. Os pagamentos seguem uma ordem, neste lote, de acordo com a Receita, a maioria dos contemplados são contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 29 de maio.

O contribuinte que aparecer na lista do 4º lote, mas, por algum motivo, o crédito não for realizado o pagamento pode ser reagendado pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Já se o crédito não for realizado, por exemplo, porque a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Há ainda mais uma rodada de pagamento de restituições prevista para o próximo mês. O 5º e último lote será pago em 29 de setembro.

Conteúdo relacionado

Receita isenta de Imposto de Renda permuta de imóveis

A Receita Federal entendeu que não incide Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em permuta de terreno por unidades…

Leia mais

Receita já pagou R$ 31 bilhões em restituições, ressarcimentos e reembolsos

Valor das restituições representa um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. A Receita Federal pagou…

Leia mais

IR 2020: Governo amplia prazo de entrega da declaração para 30 de junho

Data limite para acerto com a Receita Federal foi prorrogada por dois meses devido a crise do coronavírus. O secretário…

Leia mais