Governo prorrogará prazos de programas de parcelamento a empresas do Simples

Compartilhar este artigo

pouo_cot25-1024×682

Fonte da Imagem: JOTA

O Comitê Gestor do Simples Nacional decidiu nesta sexta-feira (15/05) prorrogar o pagamento das parcelas de programas de parcelamento aos quais estão submetidas micro e pequenas empresas. A alteração, que ainda não foi publicada no Diário Oficial, foi adiantada pelo Secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, em webinar organizado pelo JOTA.
De acordo com Tostes, o Comitê Gestor optou por seguir uma norma publicada na última terça-feira (12/5) pelo Ministério da Economia, que prevê que as parcelas de maio, junho e julho podem ser prorrogadas, respectivamente, para o último dia útil de agosto, outubro e dezembro. A Portaria 201/2020 não abrangia as companhias sujeitas ao Simples Nacional.
O secretário afirmou que a medida às micro e pequenas empresas deverá ser publicada no Diário Oficial no próximo sábado (16/05). A Portaria publicada na última terça não dá direito à restituição ou compensação de quantias já recolhidas, e segundo o Ministério da Economia, o valor dos recursos diferidos é de R$ 9,58 bilhões.

Prazo para adesão e insumos
Tostes também adiantou outra medida tomada pelo Comitê Gestor e ainda não divulgada: será estendido para até 180 dias o prazo para que empresas optem pelo Simples Nacional. O prazo anterior era de 60 dias.
“Uma empresa que iniciar suas atividades no ano de 2020, após o registro nos órgãos governamentais, terá até 180 dias para optar em ingressar no Simples Nacional”, afirmou Tostes. Segundo o secretário, a prorrogação atende a um pedido do setor.
O secretário da Receita também antecipou, no webinar do JOTA, que a Receita Federal deverá se posicionar sobre a possibilidade de gastos relacionados a itens como máscaras e álcool gel serem considerados como insumos às empresas, gerando créditos de PIS e Cofins.
Tostes afirmou que a Receita recebeu uma consulta sobre o assunto, que deverá ser respondida na próxima semana. Respostas deste tipo geram soluções de consulta, publicadas no Diário Oficial e disponibilizadas aos demais contribuintes para consulta.

Conteúdo relacionado

STJ: contribuinte não pode tomar créditos de PIS/Cofins sobre reembolso do ICMS-ST

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, sob o rito dos recursos repetitivos, que o substituído tributário…

Leia mais

Incide contribuição previdenciária sobre adicional de insalubridade, decide STJ

De forma unânime, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram, em sede de repetitivo, que incide contribuição previdenciária…

Leia mais

Exclusão de ICMS-ST da base de PIS e Cofins vale a partir de março de 2017, decide STJ

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) alterou o termo inicial para produção de efeitos da decisão no…

Leia mais
Podemos ajudar?