Associação questiona lei do Maranhão que reduz ICMS para cerveja de mandioca

Norma do Maranhão estabeleceu alíquota reduzida (12%) do ICMS para as operações com cervejas que contenham fécula de mandioca em sua composição.

Compartilhar este artigo

Fonte da Imagem: Congresso em Foco

A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) ajuizou ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra norma do Maranhão que estabeleceu alíquota reduzida (12%) do ICMS para as operações com cervejas que contenham, no mínimo, 15% de fécula de mandioca em sua composição, desde que comercializadas em embalagem retornável.
A entidade questiona dispositivos da Lei estadual 11.011/2019 que acrescentaram a regra à Lei estadual 7.799/2002. Segundo a associação, a alíquota diferenciada reduz em 60% a incidência do ICMS em desfavor dos demais contribuintes, sujeitos à alíquota de 28,5%, para beneficiar a instalação de uma fábrica específica de cervejas no estado.
A redução, sustenta a Abrabe, seria inconstitucional por conceder unilateralmente incentivo fiscal sem a observância dos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 24/1975 e a prévia aprovação pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Na ADI, a associação destaca que a norma questionada estabelece condições tributárias desiguais para contribuintes em situação equivalente. Também alega ofensa ao princípio da seletividade, pois entende que não há justificativa sobre a essencialidade decorrente da matéria-prima.
Ao citar decisão do Supremo na ADI 5.472, a entidade argumenta que o caso apresenta desequilíbrio concorrencial diante da redução de alíquota e que a criação de benefício individualizado ofende os princípios da moralidade e da impessoalidade na renúncia fiscal.

Rito abreviado

O relator, ministro Luiz Edson Fachin, adotou para o trâmite da ADI o rito abreviado previsto no artigo 12 da Lei 9.868/1999 (Lei das ADIs), que autoriza o julgamento da ação pelo Plenário do STF diretamente no mérito, sem prévia análise do pedido de liminar. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Conteúdo relacionado

Comsefaz estima perda de R$ 9 bi se STF barrar diferença de alíquota de ICMS

Dois processos sobre o tema estão pautados para análise do plenário nesta quarta-feira (11/11). O Comitê Nacional de Secretários de…

Leia mais

STF tem dois votos contra convênio que regulamenta diferencial de alíquota de ICMS

Para relatores, apenas lei complementar pode regulamentar o diferencial de alíquota. Nunes Marques pediu vista. Já são dois votos no…

Leia mais

STF julga em fevereiro validade de cobrança para fundo estadual ligado ao ICMS

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga, entre 2 e 9 de fevereiro, a constitucionalidade da Lei 3617/2019, do Tocantins, que…

Leia mais
Podemos ajudar?