ICMS-ST – SP altera regras de credenciamento ao ROT-ST

Compartilhar este artigo

dinheiro2-1024×640

Fonte da Imagem: Jornal Contábil

SP altera regras de credenciamento ao ROT-ST, novidade consta da Portaria CAT 80/2021.

Com as novas regras trazidas pela Portaria CAT 80/2021, o contribuinte varejista que quer ficar livre do complemento do ICMS-ST em 2021 deve fazer adesão ao ROT-ST até dia 30 de novembro deste ano.

O que é ROT-ST?

Regime Optativo de Tributação (ROT-ST), de que trata a Portaria CAT 25/2021, consiste na dispensa de pagamento do complemento do ICMS retido antecipadamente por substituição tributária, na hipótese em que o valor da operação com a mercadoria for maior que a base de cálculo da retenção do imposto, compensando-se com a restituição do imposto quando o valor da operação for inferior à base de cálculo.

Efeitos da adesão ao ROT-ST:

Contribuinte paulista varejista não terá de pagar o complemento do ICMS-ST;

Governo paulista fica desobrigado de fazer o ressarcimento do ICMS-ST (referente operações internas – saída valor inferior a base de cálculo do ICMS-ST).

Complemento de ICMS-ST x ROT-ST

Excepcionalmente em 2021, para não correr o risco de ter de pagar o complemento de ICMS-ST (inciso I do art. 265 do RICMS/00) desde 15-01-2021, o contribuinte substituído varejista deve aderir ao ROT-ST até dia 30-11-2021.

Credenciamento automático

Os contribuintes optantes pelo Simples Nacional (ME – EPP), inclusive MEI, serão automaticamente credenciados no ROT-ST, a partir de 01-12-2021, exceto se houver manifestação contrária do contribuinte no Sistema e-Ressarcimento.

Efeitos do credenciamento

Os efeitos serão produzidos a partir do primeiro dia do mês subsequente ao do pedido efetuado.

Excepcionalmente em 2021, o credenciamento no ROT-ST até 30-11-2021 terá efeito retroativo a 15-01-2021. Isto vale inclusive para o credenciamento automático dos contribuintes do Simples Nacional.

Mas atenção, somente vai retroagir a 15-01-2021 se neste período o contribuinte não tiver solicitado ressarcimento do ICMS-ST.

Período de permanência no ROT-ST

A medida tem validade mínima de 12 meses – a renúncia ao regime só poderá ser solicitada após decorrido este período mínimo.

Quem pode aderir ao ROT-ST Os contribuintes paulistas substituídos varejistas poderão aderir ao ROT-ST. Esta regra se estende aos atacadistas que atuam em operações de varejo.

Como aderir ao ROT-ST:

https://www4.fazenda.sp.gov.br/RessarcimentoCC

Complemento do ICMS-ST – Novas regras – Portaria CAT 79/2021

O complemento do imposto retido antecipadamente, devido em razão de o valor da operação ou prestação final com a mercadoria ou serviço ser maior que a base de cálculo da retenção, conforme previsto no inciso I do artigo 265 do RICMS, será apurado no mês em que ocorrer a saída da mercadoria ou a prestação do serviço ao consumidor final, compensando-se com eventuais créditos por ressarcimento do respectivo mês de referência.

RPA – Contribuinte do Regime Periódico de Apuração

Tratando-se de contribuinte enquadrado no Regime Periódico de Apuração – RPA, o complemento será lançado:

1 – no livro Registro de Apuração do ICMS e na correspondente Guia de Informação e Apuração do ICMS – GIA, no quadro “Débito do Imposto”, utilizando o item “002 – Outros Débitos”, subitem “002.08 – Complemento do imposto por contribuinte substituído – Complemento de Substituição Tributária”;

2 – em Outros Débitos na Escrituração Fiscal Digital – EFD, na apuração do ICMS relativo a operações próprias, no registro E111, com o uso do código de ajuste SP000208.

SN – Contribuinte optante pelo Simples Nacional

Tratando-se de contribuinte optante pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – “Simples Nacional”, mesmo não sendo substituto tributário em outras operações, o complemento será lançado na Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação – DeSTDA, no registro G625:

ST – SUBSTITUIÇÃO POR UF DE DESTINO, indicando:

1 – SP, no campo 02 UF;

2 – o valor 0 – ICMS ST Operações Subsequentes, no campo 03 IND_TP_ST;

3 – o valor do ICMS-ST retido na condição de substituto tributário, somado ao valor do ICMS-ST devido como complemento calculado nos termos do “caput”, nas operações em que é substituído, no campo 06 VL_TOT_DEC_ST.” (NR)

Como ficar livre do complemento do ICMS-ST?

Para ficar livre do Complemento do ICMS-ST de que trata o inciso I do artigo 265 do RICMS/00 o contribuinte paulista poderá aderir ao ROT-ST.

O Regime Optativo de Substituição Tributária foi regulamentado em 26 de março de 2021 (Decreto 65.593/2021) e as regras constam da Portaria CAT 25/2021, alterada pela Portaria CAT 80/2021.

Prazo excepcional para adesão ao ROT-ST em 2021

Para ficar livre do recolhimento do complemento do ICMS-ST, o contribuinte substituído (varejista) poderá aderir ao ROT-ST até 30-11-2021, pois os efeitos retroagirão ao dia 15-01-2021 (desde que não tenha solicitado ressarcimento entre 15-01-2021 e 30-11-2021).

Credenciamento automático no ROT-ST – MEI – ME e EPP

Os contribuintes sujeitos às normas do Simples Nacional serão automaticamente credenciados no ROT-ST a partir de 1º de dezembro de 2021, exceto se houver manifestação contrária do contribuinte no sistema.

Importante: com a publicação da Portaria CAT 80/2021 os contribuintes interessados no ROT-ST não dependem mais de manifestação das entidades representativas do segmento para fazer o credenciamento.

Conteúdo relacionado

STF analisa se multa de 150% aplicada pela Receita é confiscatória

Nesta quinta-feira, 5, STF começou a analisar se multa fiscal de 150% aplicada pela Receita Federal por sonegação, fraude ou…

Leia mais

Percentual de repasse do Reintegra a exportadores é justo? STF analisa

Nesta quinta-feira, 5, STF começou a julgar, em sessão plenária, duas ações que questionam o percentual de ressarcimento destinado aos…

Leia mais

Sociedade mista que presta serviço público essencial não pode ter bens penhorados

Sociedades de economia mista que prestam serviço público essencial se encaixam na hipótese de impenhorabilidade de bens, no entendimento do…

Leia mais
Podemos ajudar?