Câmara aprova prorrogação para 31 de julho no prazo de entrega do imposto de renda

Compartilhar este artigo

15543075125ca4d9b821e6a_1554307512_3x2_md

Fonte da Imagem: Folha.uol

Projeto de lei reedita medida adotada no último ano por causa da pandemia; texto segue para o Senado.

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 639/2021,que prorroga até o dia 31 de julho o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda. O prazo atual termina no dia 30 de abril.

Em 2020, a prorrogação do prazo de entrega das declarações -para 30 de junho – foi formalizado por decisão da Receita Federal em decorrência da pandemia. O projeto não muda o cronograma de restituições, previsto para começar no dia 31 de maio. Pela lei, há prioridade para idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores.

O autor do projeto de lei, deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), justificou a nova prorrogação sob o argumento de que com o aumento das restrições adotadas para conter o avanço da pandemia é preciso garantir mais tempo para os contribuintes organizarem suas declarações. Ele lembrou que há pessoas que precisam circular para buscar notas fiscais e documentos, o que as coloca em risco de contágio.

Há obrigação de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física todos que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020. O PL 639/2021 segue para o Senado.

Conteúdo relacionado

STF analisa se multa de 150% aplicada pela Receita é confiscatória

Nesta quinta-feira, 5, STF começou a analisar se multa fiscal de 150% aplicada pela Receita Federal por sonegação, fraude ou…

Leia mais

Percentual de repasse do Reintegra a exportadores é justo? STF analisa

Nesta quinta-feira, 5, STF começou a julgar, em sessão plenária, duas ações que questionam o percentual de ressarcimento destinado aos…

Leia mais

Sociedade mista que presta serviço público essencial não pode ter bens penhorados

Sociedades de economia mista que prestam serviço público essencial se encaixam na hipótese de impenhorabilidade de bens, no entendimento do…

Leia mais
Podemos ajudar?