Governo prorroga data de vencimento do Simples Nacional

Compartilhar este artigo

receita-x-ag-br-1024×613

Fonte da Imagem: JOTA

Vencimento foi prorrogado para 26 de fevereiro. Alteração atende empresas que fizeram opção pelo Simples recentemente.

O Comitê Gestor do Simples Nacional prorrogou por seis dias a data de vencimento do Simples Nacional relativo ao mês de janeiro. A ação foi publicada nesta sexta-feira (29/1) no Diário Oficial da União (DOU) e entra em vigor imediatamente.

Com a resolução, as datas de vencimento foram prorrogadas para 26 de fevereiro de 2021. A data original de vencimento, sem o adiamento, seria 20/2. A resolução busca atender os contribuintes que fizerem a opção pelo Simples Nacional recentemente, gerando tempo para que possam regularizar pendências e terem a opção aprovada, informou o comitê.

Segundo nota do comitê, “2020 foi um ano atípico decorrente da pandemia de Coronavírus, o que resultou na redução da atividade econômica em geral e no resultado operacional das empresas. Nesse cenário, espera-se que haja um aumento no número de novos optantes pelo Simples Nacional”.

O adiamento do vencimento do Simples Nacional é adotado pelo comitê desde o início da pandemia causada pela Covid-19. Em março de 2020, por exemplo, uma portaria publicada no DOU adiou o vencimento das parcelas de maio, junho e julho para o último dia útil de agosto, outubro e dezembro, respectivamente.

Conteúdo relacionado

STF analisa se multa de 150% aplicada pela Receita é confiscatória

Nesta quinta-feira, 5, STF começou a analisar se multa fiscal de 150% aplicada pela Receita Federal por sonegação, fraude ou…

Leia mais

Percentual de repasse do Reintegra a exportadores é justo? STF analisa

Nesta quinta-feira, 5, STF começou a julgar, em sessão plenária, duas ações que questionam o percentual de ressarcimento destinado aos…

Leia mais

Sociedade mista que presta serviço público essencial não pode ter bens penhorados

Sociedades de economia mista que prestam serviço público essencial se encaixam na hipótese de impenhorabilidade de bens, no entendimento do…

Leia mais
Podemos ajudar?