Na prática, a lei altera a isenção do ICMS. A determinação impacta negativamente tanto nas gôndolas quanto na produção.
Os sindicatos rurais de Ibiúna e Sorocaba demonstraram interesse em aderir aos protestos programados para esta quinta-feira (7) no Estado de São Paulo. Sindicatos rurais e associações de agricultores pretendem se manifestar contra o aumento na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), promovendo um “tratoraço”.
Os locais, horários e formas que as manifestações devem ocorrer ainda estão sendo organizados, de acordo com os sindicatos rurais de Ibiúna e Sorocaba. Já o sindicato de Piedade informou que demonstrarão sua insatisfação de modo formal, com envio de documento diretamente ao governo estadual.
A partir do dia 15 de janeiro, os impostos na composição de preços de produtos como carne, leite, hortifrútis, pães e congelados podem chegar até 4,32%. Essa mudança impacta diretamente nos índices de inflação e no poder de compra do consumidor final, conforme os agricultores.
As medidas são resultados da Lei Estadual 17.293/2020, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no dia 15 de outubro de 2020, que permitiu ao governador João Doria (PSDB) editar quatro decretos: 65.252/20, 65.253/20, 65.254/250 e 65.255/20.
Na prática, a lei altera a isenção do ICMS. A determinação impacta negativamente tanto nas gôndolas quanto na produção, de acordo com o Sindicato Rural de Sorocaba. Isso porque, a alta no preço desconsidera, também, os insumos dos agricultores.
Conteúdo relacionado
É oficial: governo de São Paulo revoga aumento de ICMS sobre o agro
A pressão da agropecuária de São Paulo fez o governo de João Doria voltar atrás no aumento da alíquota de…
Leia maisSP: donos de concessionárias protestam contra aumento do ICMS
Carreatas ocorrem em diferentes pontos da capital. Categoria afirma que medida pode comprometer 300 mil empregos. Donos de concessionárias de…
Leia maisNovos valores do ICMS começaram a valer nesta quinta-feira (1º); entenda os impactos
A partir desta quinta-feira (1º) passa a valer o novo reajuste do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em nove…
Leia mais