Governo fez um mapeamento de todos os setores e atividades
Fortalecer os setores industriais do Estado de São Paulo, desburocratizando e permitindo a redução de custos das empresas é o objetivo do plano que definiu 11 Polos de Desenvolvimento Econômico para o Estado de São Paulo. A Região de Piracicaba está inserida em oito deles: Agritech, Aeroespacial, Aerviços Tecnológicos; Alimentos e Bebidas; Automotivo; Biocombustíveis; Derivados de Petróleo e Petroquímico; Metal-metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Químico, Borracha e Plástico; Saúde e Farma.
Os demais setores são: Têxtil, Vestuário e Acessórios; Couro e Calçados e Eco Florestal. O anúncio do Pacote de Medidas que poderão beneficiar as Indústrias Paulistas foi feito, nesta quinta-feira (23), pelo governador João Doria (PSDB) e pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Governo, José Antônio de Godoy, acompanhou a solenidade. “As medidas deverão fortalecer os setores. Ajuda as empresas já existentes, o que é muito bom para a cidade, principalmente para a geração de emprego e renda, e também contribui para a atração de novos investimentos para o município e toda a Região”, afirmou.
Godoy ressaltou que vai esperar o governo detalhar como serão aplicadas as Políticas Públicas para beneficiar a Cadeia Produtiva Industrial.
“Uma das principais propostas é simplificar o processo burocrático pelo qual a empresa é obrigada a ter um custo maior para atender todas as exigências legais. Se compararmos duas empresas do mesmo porte, uma na Europa e a outra aqui, no Brasil, a europeia precisará de 10 funcionários para dar conta de toda a burocracia. A brasileira terá de ter 50 colaboradores para fazer o mesmo trabalho”, exemplificou.
Sem redução tributária
A otimização e a simplificação tributária e regulatória é uma das ações previstas. Ela não implica em redução da carga tributária. “O governo não vai abrir mão de impostos, mas essas medidas podem reduzir os custos das empresas e isso contribuiu muito com o seu desenvolvimento e para a geração de novos negócios, principalmente pela redução do tempo de abertura de empresas e a união dos impostos em um”, comentou o secretário.
As demais iniciativas de otimização serão aplicadas ao financiamento competitivo – voltado ao adensamento da cadeia produtiva; tecnologia e inovação; qualificação de mão de obra; infraestrutura e serviços e o ambiente de negócios & desburocratização – fast track de licenças e permissões, One Stop Shop, conforme informou o governo.
Para Piracicaba, que tem um setor industrial diversificado, Godoy acredita que o Pacote trará benefícios, mas não a curto prazo. “Vamos verificar os desdobramentos e acompanhar todas as atividades que começarão a ser implantadas”, ressaltou.
Aumento da eficiência
A secretária estadual, Patrícia Ellen, afirmou que a atuação dos Polos é a de identificar falhas de mercado e atuar nas falhas de governo. “Nosso trabalho é alavancar a produtividade e a competitividade do setor privado, para impulsionar e melhorar as Políticas Públicas nas Regiões onde as cadeias produtivas estão instaladas. Aumentar a eficiência e a efetividade dos gastos públicos com transparência é o nosso dever” completou.
De acordo com Godoy, o governo fez um mapeamento de todos os setores e atividades industriais de cada Região e as que receberam maiores investimentos para elaborar os Polos e definir as ações.
“Um governo responsável é comprometido com a geração de emprego. E geração de emprego não é com programa de assistencialismo, muito menos com paternalismo, é incentivando o setor produtivo, criando condições adequadas para o setor privado produzir, criar, gerar empregos, remunerar adequadamente, criando estabilidade e condições econômicas adequadas”, comentou o governador João Doria.
Conteúdo relacionado
Doria retoma prática de governos do PT e anuncia política industrial em SP
SÃO PAULO – Na contramão da equipe econômica federal, que é contrária a qualquer tipo de incentivo fiscal ao setor…
Leia maisGoverno reduz concessão de benefícios fiscais a empresários para garantir recursos
Modernização é fundamental para manter o funcionamento de 100 hospitais, cinco mil escolas, além de garantir 3,5 milhões de merendas.…
Leia maisGoverno de SP suspende mudanças no ICMS para alimentos e medicamentos genéricos
Medida foi adotada por causa da segunda onda da pandemia do coronavírus, que vem registrando crescimento das internações e óbitos…
Leia mais