Doria lança pacote de incentivos para montadoras em SP

Compartilhar este artigo

SÃO PAULO – (Atualizada às 13h53) O governador de São Paulo, João Doria, confirmou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira no Palácio dos Bandeirantes, o lançamento de um programa de incentivos para a indústria automotiva.
O plano prevê desconto de até 25% no ICMS para montadoras que anunciarem novos planos de investimento de ao menos R$ 1 bilhão e geração de no mínimo 400 postos de trabalho.
O benefício será dado somente após o fim do ciclo de investimento, ou seja, apenas para os novos veículos que sejam produzidos a partir das iniciativas oriundas do programa.
O governo de São Paulo diz que vai acompanhar o andamento dos investimentos para garantir que eles estejam sendo feitos e que se tratam de ampliação de fábricas ou criação de novas plantas industriais.
“Na medida em que houver mais produção, haverá mais arrecadação e sobre ela será dado o desconto de até 25% do
ICMS”, afirmou o secretário de Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, também no anúncio a jornalistas.
Meirelles não detalhou se há estimativa de impacto fiscal porque a concessão do incentivo depende do ritmo de implementação e produção das montadoras. Segundo o secretário, haverá diversas faixas de desconto, mas elas serão detalhadas no decreto que vai definir as regras do programa, que será publicado na próxima edição do Diário Oficial do Estado. O programa vai se chamar IncentivAuto.
Por enquanto, a ideia é que o desconto de 25% de ICMS seja destinado aos investimentos acima de R$ 10 bilhões.
Questionado sobre eventuais novos incentivos para outras cadeias produtivas, Meirelles deixou a possibilidade em aberto. O governador de São Paulo, João Doria, foi mais enfático. “Faremos isso em outros setores também, sempre com contrapartida de geração de emprego e renda”, disse. Doria classificou o programa como condizente com a visão liberal na área econômica, mas comprometida com a geração de empregos.
O governador descartou que a medida represente uma iniciativa no sentido de promover uma guerra fiscal, embora sua equipe destaque que o programa aumenta a competitividade da indústria paulista.
Doria negou que o programa esteja relacionado com o fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campos.
Meirelles, no entanto, destacou que a região do Grande ABC deve ser a grande beneficiada.

Conteúdo relacionado

PGFN publica portaria que regulamenta transação na cobrança de créditos judicializados

Foi publicada, nesta segunda-feira (7), a Portaria PGFN/MF nº 721/2025, que regulamenta a transação na cobrança de créditos judicializados de…

Leia mais

ISS deve ser excluído da base do PIS Cofins-Importação sobre serviços, decide TRF3

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), por unanimidade, excluiu da base de cálculo do PIS e…

Leia mais

PGFN lança novo edital de regularização tributária com descontos de até 65% apenas para esta semana

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou um novo edital que estabelece condições especiais para regularização de débitos durante a…

Leia mais
Podemos ajudar?